segunda-feira, 18 de maio de 2015

Receitas: Festinha do marido (salgadas)

Cheguei com as receitas salgadas que animaram a festa de aniversário do marido! Vem ver!

PETISCO CHEIO DE CHARME


Ok, não chamarei isso de receita, mas achei que merecia aparecer aqui como sugestão de montagem, afinal, ficou fofo demais!
O grande diferencial desse petisco é a apresentação, que conta com uma louça própria para finger food e o palitinho de bambu. Molhinho embaixo (o que quiser), queijo prato, lombo canadense, tomatinho cereja e manjericão. Pronto! 
Obs: Já montei esse espetinho diferente em outra festinha, usando somente tomate cereja, muçarela e manjericão, acompanhando molho pesto (veja aqui).

Essas colheres branquinhas também valorizaram o produto, não acham? :)


 SHIMEJI NA MANTEIGA


Você precisa experimentar, e não faça careta só porque o shimeji é um pouco feio. Esse prato é bem fácil de preparar, e também muito gostoso, viu?

Separe para essa receita:

- 2 bandejas de cogumelo shimeji
- 1 cebola
- 1 talo de alho poró
- 1 dente de alho
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 4 ou 5 colheres (sopa) de molho shoyu
- Cebolinha a gosto

Modo de fazer:

1) Corte a cebola e o alho poró picadinhos. Refogue na manteiga e acrescente o alho por último.
2) Adicione o shimeji "desfiado" (para quem não conhece, ele vem todo grudadinho, por isso você tem que separar os raminhos).
3) Regue com o molho shoyu e deixe cozinhar um pouco. Pouco! Não esqueça no fogo, pois ele fica molenga e não é essa a proposta. O ideal mesmo é que fique al dente.
4) Sirva em recipientes individuais. Na festinha eu servi em porções menores e essa panelinha era especialmente para o aniversariante que adora! :)


 CAMARÃO AO CATUPIRY


Infelizmente, com toda a correria da festa, acabei não tirando uma foto melhor que essa aqui... Vocês acreditam em mim quando eu digo que tinha camarão aí dentro? Então tá! :)
Eu fiz esse molho de camarão para ser servido nas barquetes (essas aqui embaixo):


O preparo foi rápido porque eu já tinha algumas coisas prontas, como o purê de mandioca e o caldo de peixe, mas existem outras maneiras de fazer para quem tem pressa, vou explicar adiante.
A receita é a seguinte:

- 1 kg de camarão limpo (usei o congelado, mas quando ficou em temperatura ambiente, diminuiu bastante)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1/2 colher (sopa) de alho triturado
- 2 colheres (sopa) de purê de mandioca (pode ser também purê de batata, batata amassada ou um pouco de maisena, em último caso)
- 2 conchas de caldo de peixe (usei o autêntico, pois havia feito uma moqueca na véspera e reservei o caldo, mas você também pode usar o tablete de caldo de legumes diluído em água)
- 1 pote de requeijão Catupiry

Importante: Se você optar por substituir o caldo de peixe pelo tablete de legumes (tipo caldo Knorr), é fundamental incrementar esse molho de camarão com cebola, tomate, pimenta de cheiro e outros temperos que você costuma usar. Eu pulei essa etapa porque o caldo do peixe já estava bem temperado.

Modo de fazer:

1) Doure o alho no azeite e acrescente o camarão.
2) Quando ele estiver levemente rosado (é rápido!), junte o caldo de peixe e o purê. Mexa bem.
3) Adicione o requeijão Catupiry e espere borbulhar. Apure o sal e, por favor, não estrague tudo deixando o camarão cozinhar muito, ficando duro ou borrachudo (eca!).

Servi em um rechaud para que os convidados aproveitassem quentinho. Se for fazer como eu, lembre-se de mexer o molho de vez em quando ou vai ficar bem difícil de lavar depois :/

Nenhum comentário:

Postar um comentário