PETISCO CHEIO DE CHARME
Ok, não chamarei isso de receita, mas achei que merecia aparecer aqui como sugestão de montagem, afinal, ficou fofo demais!
O grande diferencial desse petisco é a apresentação, que conta com uma louça própria para finger food e o palitinho de bambu. Molhinho embaixo (o que quiser), queijo prato, lombo canadense, tomatinho cereja e manjericão. Pronto!
Obs: Já montei esse espetinho diferente em outra festinha, usando somente tomate cereja, muçarela e manjericão, acompanhando molho pesto (veja aqui).
Essas colheres branquinhas também valorizaram o produto, não acham? :)
Você precisa experimentar, e não faça careta só porque o shimeji é um pouco feio. Esse prato é bem fácil de preparar, e também muito gostoso, viu?
Separe para essa receita:
- 2 bandejas de cogumelo shimeji
- 1 cebola
- 1 talo de alho poró
- 1 dente de alho
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 4 ou 5 colheres (sopa) de molho shoyu
- Cebolinha a gosto
Modo de fazer:
1) Corte a cebola e o alho poró picadinhos. Refogue na manteiga e acrescente o alho por último.
2) Adicione o shimeji "desfiado" (para quem não conhece, ele vem todo grudadinho, por isso você tem que separar os raminhos).
3) Regue com o molho shoyu e deixe cozinhar um pouco. Pouco! Não esqueça no fogo, pois ele fica molenga e não é essa a proposta. O ideal mesmo é que fique al dente.
4) Sirva em recipientes individuais. Na festinha eu servi em porções menores e essa panelinha era especialmente para o aniversariante que adora! :)
Infelizmente, com toda a correria da festa, acabei não tirando uma foto melhor que essa aqui... Vocês acreditam em mim quando eu digo que tinha camarão aí dentro? Então tá! :)
Eu fiz esse molho de camarão para ser servido nas barquetes (essas aqui embaixo):
O preparo foi rápido porque eu já tinha algumas coisas prontas, como o purê de mandioca e o caldo de peixe, mas existem outras maneiras de fazer para quem tem pressa, vou explicar adiante.
A receita é a seguinte:
- 1 kg de camarão limpo (usei o congelado, mas quando ficou em temperatura ambiente, diminuiu bastante)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1/2 colher (sopa) de alho triturado
- 2 colheres (sopa) de purê de mandioca (pode ser também purê de batata, batata amassada ou um pouco de maisena, em último caso)
- 2 conchas de caldo de peixe (usei o autêntico, pois havia feito uma moqueca na véspera e reservei o caldo, mas você também pode usar o tablete de caldo de legumes diluído em água)
- 1 pote de requeijão Catupiry
Importante: Se você optar por substituir o caldo de peixe pelo tablete de legumes (tipo caldo Knorr), é fundamental incrementar esse molho de camarão com cebola, tomate, pimenta de cheiro e outros temperos que você costuma usar. Eu pulei essa etapa porque o caldo do peixe já estava bem temperado.
Modo de fazer:
1) Doure o alho no azeite e acrescente o camarão.
2) Quando ele estiver levemente rosado (é rápido!), junte o caldo de peixe e o purê. Mexa bem.
3) Adicione o requeijão Catupiry e espere borbulhar. Apure o sal e, por favor, não estrague tudo deixando o camarão cozinhar muito, ficando duro ou borrachudo (eca!).
Servi em um rechaud para que os convidados aproveitassem quentinho. Se for fazer como eu, lembre-se de mexer o molho de vez em quando ou vai ficar bem difícil de lavar depois :/
Nenhum comentário:
Postar um comentário