Eu sou um pouco chatinha para comer... Até como de tudo um pouco (jiló não conta, né?), mas não consigo comer a mesma coisa (feita do mesmo jeito) várias vezes na semana. Talvez esse blog só exista porque tenho essa característica de querer sempre variar o cardápio, ainda que inventando a janta com o que sobrou do almoço. Não foi o caso dessa vez, mas sempre acontece...
Estava eu em plena dieta Dukan, com a maior parte dos quilos eliminados e alguns outros mais resistentes... A vontade de comer uma "gordice" não cabia em mim! Pesquisei o que tinha na geladeira e saiu essa refeição que nem lembrava uma dieta: leve, pouco calórica e extremamente saborosa! É claro que, nessas horas, o molho bolonhesa tem um papel muito importante, então a dica é: capricha no tempero!
Fica aqui e aprenda a não sofrer fazendo dieta! :)
NHOQUE DE RICOTA E ESPINAFRE AO MOLHO BOLONHESA
Para a "massa", você vai precisar de:
- 1 maço pequeno de espinafre (pode ser metade também, caso queira uma sabor mais discreto)
- 300g de ricota amassada
- 1 colher de requeijão zero (ou light)
- 2 colheres (sopa) de farelo de aveia
- Sal a gosto
Modo de fazer:
1) Comece cozinhando o espinafre com pouca água e sal. Escorra e esprema bem para que ele fique sequinho (eu usei papel toalha para ajudar). Triture ou pique as folhas e reserve.
2) Em uma vasilha, coloque a ricota, o requeijão, o farelo de aveia e o sal. Se quiser, acrescente outros temperos da sua preferência, desde que não solte nenhum líquido. Adicione o espinafre e mexa bem. Obs: Se você escolheu triturar o espinafre no processador, experimenta acrescentar a ricota ao mesmo tempo: a "massa" ficará verdinha!
3) Faça bolinhas do tamanho de almôndegas. Coloque em um refratário que possa ir ao forno, forrado com um pouquinho de molho de tomate ou molho bolonhesa, caso já esteja pronto.
4) Enquanto prepara o molho bolonhesa, deixe as bolinhas no forno para ficarem bem firmes (entre 10 e 15 minutos em fogo médio).
Para o molho bolonhesa, você vai usar:
- 500g de carne moída (uso patinho e peço para o açougueiro moer duas vezes)
- 1 saquinho de caldo de picanha
- 1 cebola
- 3 dentes de alho picados
- 3 pimentas de cheiro grandes
- 1 tomate bem maduro
- 1 e 1/2 sachê de molho de tomate zero (ou light)
- Cheiro verde a gosto
- Manjericão a gosto
- Azeite
- Sal a gosto
- Muçarela light raladinha para gratinar (tolerado)
Modo de fazer:
1) Doure a cebola e o alho no azeite.
2) Acrescente a carne, o caldo de picanha, a pimenta de cheiro e deixe em fogo alto para fritar bem.
3) Quando já estiver sem líquido nenhum na panela, adicione o tomate, o cheiro verde e o molho de tomate. Acerte o sal. Se preferir um molho mais ralo, pode adicionar água aos poucos até a consistência desejada.
4) Por fim, destaque as folhas de manjericão e misture ao molho.
5) Cubra o nhoque com o molho bolonhesa, salpique o queijo ralado e leve ao forno até aquecer bem.
Pronto para ir ao forno!
Importante: Vocês sabem a diferença do caldo de tempero em formato de tablete (ex: caldo Knorr) e em formato de saquinho (ex: Sazon)? O tablete, para conseguir se manter naquele formato, utiliza muita gordura! O saquinho (pelo menos a maioria dos que já vi) são 0% de gordura. O que eu acho melhor? Depende! Se você estiver seguindo a dieta Dukan, só é permitida a versão sem gordura. Se você procura mais sabor, prefiro mil vezes o tablete. Escolha de forma consciente.
Essa receita é uma opção para quem precisa reduzir o consumo de carboidratos. Na dieta Dukan, é permitida desde a fase cruzeiro devido ao espinafre e ao molho de tomate. Possui 1 tolerado por porção (queijo).
Por hoje, é isso!
Abraços :)
Só tenho uma coisa para comentar: esse foi um dos melhores dias da dieta!!!
ResponderExcluirPosso deixar o nhoque preparado na geladeira e só levar ao forno com o molho a noite?
ResponderExcluir