quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Receita: Cuscuz da Jô

Lembra que eu preparei duas comidinhas tipicamente juninas? Não lembra? Veja aqui :)
Hoje venho trazer a receita que faltava. Esse cuscuz é muito especial porque acompanhou a minha infância e parte da minha adolescência. Quem preparava pra gente era a Jô, ela trabalhou lá em casa muitos anos e cozinhava maravilhosamente bem. Eu tinha tanta saudade desse gosto que escrevi pra ela no Facebook, implorando para ganhar a receita que foi reproduzida aqui :)
As quantidades não estão certinhas como ela me ensinou porque fiz em maior quantidade, mas respeitei a proporção para não ficar diferente. Eu amei!!!

CUSCUZ DA JÔ


Ingredientes:

- 400g de milharina (uso a marca Flocão)
- 3 colheres (sopa) cheias de margarina
- 2 colheres (sopa) cheias de manteiga
- 1 vidro de leite de coco
- Sal e açúcar a gosto
- Muçarela a gosto
- Coco ralado para decorar (usei o desidratado)

Modo de fazer:

1) Coloque aproximadamente 1 litro de água para ferver, junto com o leite de coco, a margarina, o sal e o açúcar.
2) Quando estiver fervendo, acrescente aos poucos a milharina e mexa bem com a ajuda de uma colher de pau.


3) Deixe cozinhar, experimente o sal e aproveite para saber se já está no ponto certo (ele fica cremoso, como na foto abaixo).


4) Transfira a metade do cuscuz para uma travessa de vidro e espalhe uma colher generosa de manteiga.


5) Acrescente as fatias de queijo.


6) Cubra com o restante do cuscuz, espalhe a outra colher de manteiga e polvilhe o coco ralado.


7) Está pronto o nosso delicioso cuscuz!


Você pode servir frio que também fica ótimo (mais consistente)...
 

Mas não há nada mais gostoso que ele bem quentinho (olha o queijo derretendo!)... Perfeito!
Se sobrou para o dia seguinte, esquente no microondas e tenha mais um momento de prazer, rs.


Você precisa experimentar!!! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário