terça-feira, 28 de abril de 2015

Receitas - Meu aniversário (2015)

Não posso mentir: deu muito trabalho preparar as comilanças do meu aniversário. Encomendei alguns salgados e doces, mas a parte principal fui eu mesma que fiz.
Não, gente, isso não é uma reclamação, porque definitivamente valeu a pena. Por isso hoje vou trazer duas receitinhas que eu garanto sucesso total :)

BATATA BOLINHA AOS 4 QUEIJOS


Depois de ver o quanto essa receita foi elogiada, tenho vontade de servir em todas as minhas festinhas, rs. A apresentação fica uma graça, o sabor é dos deuses e não dá trabalho nenhum! Aprenda agora e tire onda por aí :)

Você vai precisar de:

- Batatas bolinhas (aquelas pequenas e redondinhas)
- Molho barbecue
- Requeijão (só uso a marca Catupiry)
- Muçarela
- Provolone
- Parmesão
- Pimenta rosa (opcional, só para decorar)

É claro que essa receita também funciona com batatas maiores e com uma menor variedade de queijos. Coloquei tudo isso porque tinha em casa, mas vou fazer milhares de vezes com o que tiver na geladeira. Ah, não coloquei a quantidade dos ingredientes porque depende de como você pretende servir: petisco, entrada ou acompanhamento. É fácil saber a medida das coisas porque, basicamente, você vai rechear as batatinhas.

Modo de fazer:

1) Cozinhe as batatas em água com um pouquinho de sal (cuidado, pois os queijos já são salgados). E não descasque, ou vai perder a metade da graça.
2) Depois que esfriar, use o boleador para "cavar" as batatas até pelo menos a metade. Quanto mais "cavar", mais recheio, só que se "cavar" demais, onde fica o gosto da batata?
3) Meleque a batatinha por dentro com o molho barbecue. Sério, não pule essa etapa, pois faz toda a diferença.
4) Coloque os queijos dentro desse buraquinho. A ordem não importa, desde que o parmesão fique por cima.
5) Asse no forno e sirva quente. Eu deixei meu forno ligado ininterruptamente, só que bem baixinho. Percebi que quanto mais tempo ela passa no forno, mais saborosa fica devido à casquinha que cria com o queijo gratinado e a casca.


QUICHE DE ALHO PORÓ


Gente, olha que coisa mais bonitinha!!! Agora imagine um sabor leve e cremoso! Eu servi essa mini-quiche no dia em que recebi minha família, e no dia dos amigos também servi a mesmíssima receita, só que em uma versão maior. A verdade é que o formato não faz nenhuma diferença, mas tudo que é feito em porções individuais tem uma carinha mais charmosa, vai...
A receita dessa massa é muito versátil! Parece elaborada, mas é simples e pode ser feita na véspera do consumo, desde que fique bem embaladinha com papel filme dentro da geladeira.

Para a massa, você vai precisar de:

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de margarina em temperatura ambiente
- 1/2 xícara de óleo
- 1/2 xícara de leite
- 1 gema
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 colher (café) de sal

Modo de fazer:

1) Misture todos os ingredientes com as mãos.
2) Forre o fundo e a lateral de uma forma com aro removível. Para fazer a versão individual, usei a forma de cupcake de teflon (foi difícil desenformar).

Para o recheio, eu utilizei:

- 3 ovos
- 1 embalagem de cream cheese
- 1/2 caixinha de creme de leite (pode ser 1 caixinha se os ovos forem pequenos)
- 300g de presunto em cubinhos
- 300g de muçarela em cubinhos
- 150g (aproximadamente) de ervilha fresca
- 200g de champignon fatiado
- 150g  (aproximadamente) de parmesão ralado na hora
- 1 talo grosso de alho poró em rodelinhas
- 1 cebola picadinha
- 1 colher (sopa) de azeite
- Sal a gosto

Modo de fazer:

1) Refogue a cebola e o alho poró no azeite.
2) Acrescente o presunto e reserve.
3) No liquidificador, bata os ovos, o creme de leite e o cream cheese.
4) Junte essa mistura à panela e acrescente os demais ingredientes, exceto o parmesão.
5) Faça furinhos na massa antes de colocar o recheio. Não precisa pré-assar.
6) Coloque o recheio cremoso na massa, polvilhe o parmesão e leve ao forno até dourar.

Observe a cremosidade desse recheio:


A receita da massa eu encontrei no blog da Tatiana, o Panelaterapia que todo mundo conhece e ama.

Por hoje é só! Façam qualquer uma dessas receitas e preparem-se para receber muitos elogios! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário