segunda-feira, 20 de abril de 2015

Festinha de aniversário da Mamãe (2013)

Minha mãe é uma pessoa incrível! Professora de português já aposentada, resolveu aprender uma nova língua para ocupar o tempo livre e entrou no curso de francês para a terceira idade oferecido pela Universidade de Brasília (UnB), junto com mais duas irmãs. 
O aniversário dela foi se aproximando e tive a ideia de convidar as amigas do curso, além da família, para comemorarmos a data em clima francês. A proposta da festa era trazer elementos que fizessem alusão à França, justamente para aproveitar essa fase em que ela estava bastante empolgada com tudo que dissesse respeito ao país.
Fizemos esse encontro na casa da minha irmã, pois a área externa é ótima, ventilada e espaçosa. Vejam como ficou uma festinha super descontraída e divertida! No final das contas, acho que a minha mãe adorou essa noite! :)

A mesa de doces, embora simples, ficou muito charmosa. Imprimi em tamanho A5 uma imagem do entardecer em Paris e coloquei em um quadro, junto com os vasinhos que a minha irmã já tinha em casa. Cortei as bandeirinhas escrito Felicitations e fiz um varalzinho compondo o fundo da mesa.


Os docinhos foram a minha irmã anfitriã quem fez. Estavam deliciosos!


Imprimi algumas imagens em tamanho 10cmx15cm e coloquei nos porta-retratos espalhados pela mesa.


Os espetinhos de frutas fizeram muito sucesso com as crianças e os adultos. Usei tangerina, kiwi, manga, abacaxi, morango e uva. A ideia inicial era fazer uma calda de chocolate e deixar ao lado, mas já tinha tanto docinho na mesa que acabei deixando assim como uma opção mais saudável.


Esse bolo tem história. Eu queria um bolo falso para a mesa, mas o aluguel estava caríssimo, então pensei: eu mesma vou fazer. Para o bolo, usei 3 isopores de tamanhos diferentes e cola quente. Pesquisei na internet como utilizar a pasta americana para cobrir e achei muito difícil e trabalhoso, então encontrei uma ideia alternativa e resolvi arriscar: cobrir o bolo falso com E.V.A. Levei uma semana para concluir o trabalho e não posso dizer que ficou perfeito... o acabamento ficou bem mediano, mas de longe até que teve uma graça, rs.


O bolo de verdade foi encomendado com a mãe de uma amiga, era de leite ninho com raspas de chocolate branco. Uma delícia!


Essa mini Torre Eiffel em 3D foi impressa em papel de gramatura 180g (daqueles mais durinhos). Depois só recortei e colei! Recebi muitos elogios e algumas pessoas até levaram para casa. A imagem é essa aqui (ajuste o tamanho que deseja antes de imprimir): 


Fácil e muito bonitinha!


Essa em pé é a minha mãe com algumas convidadas. Para enfeitar as mesas, usei florzinhas nos tons das toalhas.


Teve moda de viola também! E reparem em como ficou uma graça essa imagem impressa em tamanho A5. Coloquei em um quadro entre as plantinhas para valorizar.


As lembrancinhas eram cd's com uma seleção caprichada de músicas francesas e latinhas recheadas de confete.


Em um cantinho próximo às mesas, montei um espaço com a bandeira da França (fiz com TNT nas 3 cores e prendi do teto até o chão). A ideia era tirar fotos menos "caretas" com os convidados... Funcionou muito!


 Dispus alguns adereços de festas: perucas, máscaras, chapéus e óculos para ajudar na brincadeira. 


A parte de vidro do aparador foi forrada com papel seda nas cores da França. Para pendurar algumas perucas e chapéus, usei um suporte de bolsas que tinha em casa. Ficou tudo bem acessível.


Montei outro cantinho com canetas coloridas e caderno para que os convidados pudessem deixar um recadinho para a aniversariante. Minha irmã encontrou os dois porta-retratos temáticos e utilizamos nesse espaço com fotos da nossa infância. Ali no canto esquerdo tem aquela famosa pintura da Revolução Francesa impressa em folha A5 (eu ia colocar em um quadro, mas infelizmente não tinha mais espaço). 


Para ficar mais delicado, o caderno ganhou uma capa escrita Petit Notes. Também colei lacinhos nas laterais e fiz uma dedicatória bem linda por dentro :)

Agora vem a brincadeira, rs!

 


            







Foi muito engraçado, até a vovó entrou na brincadeira de peruca rosa. Valeu a pena o cansaço quando vi o quanto todos se divertiram, principalmente a minha aniversariante linda :)

Observação importante: Para ajudar a festinha a ficar com a cara bem temática, usei um material de papelaria gratuito que encontrei na internet. É possível personalizar tudo, mas como estava com o tempo meio corrido, usei apenas as forminhas de doces, os cones (para colocar as canetas), as tags de agradecimento, os adesivos das latinhas e o varal de bandeirinhas. Esse site é excelente para quem não quer deixar passar as datas especiais em branco, mas também não pode gastar muito: Fazendo a nossa festa.

E assim celebramos mais um ano de vida do meu amor, minha mãe querida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário