quinta-feira, 30 de abril de 2015

Almoço de domingo para os nossos padrinhos

Depois que casamos, ficamos ansiosos para receber os nossos padrinhos na casa nova. São amigos mais que especiais, que torcem de verdade pela nossa felicidade. Pessoas assim queremos bem perto, não é verdade? 
Como tivemos a alegria de contar com 12 padrinhos no nosso grande dia, seria impossível acomodar todo mundo na nossa modesta mesa de 6 lugares, então precisamos dividir: recebemos os padrinhos Dygão e Fabí e o padrinho Wanderson com a namorada Carol para um almoço de domingo.
Por mais que eu prepare tudo com a maior antecedência, é impressionante: nunca estou arrumada e cheirosa quando os convidados chegam... No almoço consigo ser mais enrolada ainda! Estou dizendo isso para me justificar, pois infelizmente não consegui fotografar os pratos em si, somente os petiscos e os meus convidados.
Deixando a enrolação de lado, aqui estão os registros dessa tarde deliciosa em casa:

Flores! Alegram o ambiente e mostram aos convidados que eles estavam sendo aguardados com muito carinho. Esse quadro ao fundo eu adoro! É uma cópia daquela famosa pintura do Romero Britto (Abraço). Compramos na praia de Maceió durante a nossa lua de mel, por isso tem um significado ainda mais especial.


A mesa já estava esperando por eles com alguns petiscos. Em cada taça, coloquei uma cereja e mais uma colher da calda. Eu já sabia que 2 deles não bebiam, mas achei que valia a pena insistir para fazer um brinde ao nosso encontro. Reparem no meu saleiro e pimenteiro de passarinhos, que coisa mais linda. Como éramos todos casais, quis deixá-los ali para fazer uma graça :)


Gosto de ter sempre essas mini-salsichas em casa. São fofas (eu acho!), versáteis, gostosas e muito práticas. Nesse dia, fiz um molho de mostarda e mel para acompanhar.


Os biscoitinhos ficaram próximos aos patês.


Fiz uma tábua simples de frios, pois achei que tinha comida demais esperando por pessoas com fome. Usei queijo gouda, provolone, queijo prato (fatiado), salame e patê feito com ricota, alho e cream cheese. Deixei o limão por perto porque amo salame azedinho. No centro das torradas, coloquei pimenta biquinho para experimentar com as outras coisas e achei que funcionou bem.


Eu e os meus espetinhos, rs! Aqui eu montei de azeitona e cebolinha em conserva. O molho é de parmesão com orégano salpicado.


Meus convidados antes do almoço. O menu foi: cestinhas cremosas de presunto e queijo, arroz à piamontese, arroz branco, filé francês e batata bolinha regada no azeite de ervas e alho desidratado. 


Casal muito querido. Somos afilhados e padrinhos! :)


Esses dois... enrolados! Rsrs.


As sobremesas foram bem simples. Nas colheres maiores, tentei fazer um prestígio mais sofisticado e enfeitei com um pedacinho de cereja. Não deu muito certo, o chocolate pregou no fundo e ninguém conseguiu comer direito, snif. A colher menor fez mais sucesso: ganache de chocolate meio amargo e um pouquinho de rum; por cima, enfeitei com raspas de chocolate branco e ao leite. 


Rosas nacionais bem coloridas.

Foi um dia maravilhoso que deixou aquele gostinho de quero mais. E quero mesmo! :)

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Receita: Crepe fácil com rap10

A receita de hoje é facílima, mas nem por isso menos saborosa. Vamos aprender? :)

CREPE FÁCIL COM RAP10


Essa é mais uma da série "facilidades na cozinha". Quem nunca usou esse produto aqui, está perdendo tempo, pois em poucos minutos, você tem a sua jantinha pronta!

Para essa receita, usei a versão integral que é um pouco mais moreninha. Agora chega de conversa porque a ideia é justamente otimizar o nosso tempo, né?


Em uma frigideira antiaderente bem aquecida, coloquei o rap10 e esperei esquentar, virei o lado e coloquei o recheio. Aqui usei: tomate cereja (partido ao meio), brócolis refogadinho (sobrou do almoço, hehe), queijo light e presunto picadinhos, alho poró, um pouquinho de requeijão e manjericão. Dobrei ao meio, virei novamente para ficar bem quentinho e é só! 


Decorei o prato com uma saladinha de pepino, tomate e alface, e rabisquei com mostarda escura e molho tarê. Em cima do crepe, coloquei meio tomatinho cereja, manjericão e alho desidratado.


Você pode modificar o sabor de acordo com a sua preferência, pois tudo combina com essa massinha! Já fiz até pizzas individuais de frango com catupiry, depois eu mostro pra vocês.

É uma delícia, super leve e prático, perfeito para uma noite bem preguiçosa! :)

terça-feira, 28 de abril de 2015

Receitas - Meu aniversário (2015)

Não posso mentir: deu muito trabalho preparar as comilanças do meu aniversário. Encomendei alguns salgados e doces, mas a parte principal fui eu mesma que fiz.
Não, gente, isso não é uma reclamação, porque definitivamente valeu a pena. Por isso hoje vou trazer duas receitinhas que eu garanto sucesso total :)

BATATA BOLINHA AOS 4 QUEIJOS


Depois de ver o quanto essa receita foi elogiada, tenho vontade de servir em todas as minhas festinhas, rs. A apresentação fica uma graça, o sabor é dos deuses e não dá trabalho nenhum! Aprenda agora e tire onda por aí :)

Você vai precisar de:

- Batatas bolinhas (aquelas pequenas e redondinhas)
- Molho barbecue
- Requeijão (só uso a marca Catupiry)
- Muçarela
- Provolone
- Parmesão
- Pimenta rosa (opcional, só para decorar)

É claro que essa receita também funciona com batatas maiores e com uma menor variedade de queijos. Coloquei tudo isso porque tinha em casa, mas vou fazer milhares de vezes com o que tiver na geladeira. Ah, não coloquei a quantidade dos ingredientes porque depende de como você pretende servir: petisco, entrada ou acompanhamento. É fácil saber a medida das coisas porque, basicamente, você vai rechear as batatinhas.

Modo de fazer:

1) Cozinhe as batatas em água com um pouquinho de sal (cuidado, pois os queijos já são salgados). E não descasque, ou vai perder a metade da graça.
2) Depois que esfriar, use o boleador para "cavar" as batatas até pelo menos a metade. Quanto mais "cavar", mais recheio, só que se "cavar" demais, onde fica o gosto da batata?
3) Meleque a batatinha por dentro com o molho barbecue. Sério, não pule essa etapa, pois faz toda a diferença.
4) Coloque os queijos dentro desse buraquinho. A ordem não importa, desde que o parmesão fique por cima.
5) Asse no forno e sirva quente. Eu deixei meu forno ligado ininterruptamente, só que bem baixinho. Percebi que quanto mais tempo ela passa no forno, mais saborosa fica devido à casquinha que cria com o queijo gratinado e a casca.


QUICHE DE ALHO PORÓ


Gente, olha que coisa mais bonitinha!!! Agora imagine um sabor leve e cremoso! Eu servi essa mini-quiche no dia em que recebi minha família, e no dia dos amigos também servi a mesmíssima receita, só que em uma versão maior. A verdade é que o formato não faz nenhuma diferença, mas tudo que é feito em porções individuais tem uma carinha mais charmosa, vai...
A receita dessa massa é muito versátil! Parece elaborada, mas é simples e pode ser feita na véspera do consumo, desde que fique bem embaladinha com papel filme dentro da geladeira.

Para a massa, você vai precisar de:

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de margarina em temperatura ambiente
- 1/2 xícara de óleo
- 1/2 xícara de leite
- 1 gema
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 colher (café) de sal

Modo de fazer:

1) Misture todos os ingredientes com as mãos.
2) Forre o fundo e a lateral de uma forma com aro removível. Para fazer a versão individual, usei a forma de cupcake de teflon (foi difícil desenformar).

Para o recheio, eu utilizei:

- 3 ovos
- 1 embalagem de cream cheese
- 1/2 caixinha de creme de leite (pode ser 1 caixinha se os ovos forem pequenos)
- 300g de presunto em cubinhos
- 300g de muçarela em cubinhos
- 150g (aproximadamente) de ervilha fresca
- 200g de champignon fatiado
- 150g  (aproximadamente) de parmesão ralado na hora
- 1 talo grosso de alho poró em rodelinhas
- 1 cebola picadinha
- 1 colher (sopa) de azeite
- Sal a gosto

Modo de fazer:

1) Refogue a cebola e o alho poró no azeite.
2) Acrescente o presunto e reserve.
3) No liquidificador, bata os ovos, o creme de leite e o cream cheese.
4) Junte essa mistura à panela e acrescente os demais ingredientes, exceto o parmesão.
5) Faça furinhos na massa antes de colocar o recheio. Não precisa pré-assar.
6) Coloque o recheio cremoso na massa, polvilhe o parmesão e leve ao forno até dourar.

Observe a cremosidade desse recheio:


A receita da massa eu encontrei no blog da Tatiana, o Panelaterapia que todo mundo conhece e ama.

Por hoje é só! Façam qualquer uma dessas receitas e preparem-se para receber muitos elogios! :)

segunda-feira, 27 de abril de 2015

7 meses de casados (2014)

Como já citei aqui, em datas especiais, meu esposo e eu procuramos celebrar o nosso encontro, mesmo que seja bem simples essa comemoração. Gosto muito de valorizar o que já tenho, pois acho que a felicidade é feita de pequenos momentos. Olha um exemplo fofo! :)



Completamos 7 meses de casados com muito aconchego... Como a data caiu em um dia de semana, optei por fazer um jantarzinho para acompanhar a sessão de cinema em casa. Não fiz nada de sofisticado, mas se tinha amor? Ah, tinha de sobra! :)

Apoiei o nosso jantar no rack da sala, já que iríamos ver filme esparramados no sofá-cama, e o espumante, claro, não poderia faltar. O porta-retrato com uma foto do nosso casamento estava ali para lembrar a data, e também tinha uma cesta caprichada de chocolates que ganhei, pois a Páscoa já se aproximava.


Essa imagem não ilustra o sabor que estava esse risoto de camarão e alho poró. Juro! Alho frito e camarões com casca para acompanhar. O risoto está em formato de coração e estou contando isso porque sei que não dá pra ver mesmo (droga de foto! rs).


 Comprei o livro "Casamento blindado" e aproveitei a data para presentear. Quem é casado sabe que o início da vida a dois (e aqui me refiro a dividir o mesmo teto) nem sempre é sossegado. Precisamos aprender a ceder e insistir sempre, por isso acho que qualquer ajuda nesse sentido é bem vinda, rs.


A sobremesa foi um brownie com sorvete e chocolate derretido. Sim, fiz outro coração, sou romântica, gente! Hahaha! Uma taça de espumante para acompanhar e fechar a noite com chave de ouro! ;)

domingo, 26 de abril de 2015

Meu aniversário de 28 anos (2015)

Essa foi uma das festinhas que eu mais gostei de preparar. Explico:
Sou daquelas pessoas que quase não dormem quando falta uma semana para o aniversário. Fico na expectativa, planejo mil coisas e na véspera, não consigo me conter: só falo disso com quem aparecer na minha frente (#adoida) e fico ansiosa para dar a hora de acordar, mesmo antes de dormir.
Sempre tive uma grande dificuldade para comemorar os meus aniversários porque essa data (02 de janeiro) é cruel... na infância, coincidia com as férias escolares, e na vida adulta, todos os amigos estão viajando ou curtindo uma bela ressaca de ano novo. Isso me intimidava a pensar em festa de aniversário, afinal, festa para quem? A melhor resposta que pensei: festa para mim, oras! :)
Depois que me casei fui morar em um apartamento bem pequenininho. Quando disse ao meu marido que queria comemorar meu aniversário em casa, ele perguntou se eu enlouqueci... Expliquei que embora parecesse, não, eu não enlouqueci, mas se afastássemos todos os móveis da sala, conseguíssemos uns puffs emprestados, talvez coubesse todo mundo. E combinamos: ninguém abriria os braços naquela ocasião para não cutucar o coleguinha ao lado. Rsrs!
É claro que foi difícil mudar tudo de lugar, mas o mais difícil mesmo foi reunir amigos e familiares em um espaço tão restrito... Por essa razão, resolvi dividir as pessoas nesse dois grupos e fracionar o fim de semana. Assim, além de ficar minimamente confortável, poderia dar atenção e receber o carinho de todo mundo.
Agora, depois de tanta conversa, vou mostrar como aproveitei essa data que, infelizmente, só acontece uma vez ao ano (mas que dei um jeito para que fosse muito bem aproveitada, hehehe):

SÁBADO (dia dos amigos)

Cada detalhe foi planejado com muito carinho, mas também muita pesquisa, rs. Eu adorei a minha festinha!

Esvaziei tudo que havia em cima do rack e montei uma mesa de petiscos salgados ali.


A proposta era servir coisas que pudessem ser degustadas sem o apoio de uma mesa. É aí que entram as finger foods, que além de charmosas, são super práticas. Essa opção da foto são damascos recheados com cream cheese e castanha de caju triturada. Por cima, redução de vinagre balsâmico para trazer acidez (só uma gotinha em cima e uma gotinha embaixo).


Comprei esses pãezinhos integrais no supermercado e recheei com maionese (marca Heinz e sem regrar, por favor), salame, tomate seco e alface. Para não desmontar, coloquei esses palitinhos charmosos que comprei em uma casa de produtos japoneses.


Aqui o "bolo" ainda estava sendo montado. Achei essa foto divertida! :)


O petisco de cima é batata Pringles (sabor original) com uma pastinha de ricota e alho. Abaixo, salada caprese no palito: muçarela (não usei a de búfala, acho sem sal), tomatinho cereja e manjericão acompanhados de molho pesto. 


Também servi Doritos (sabor original), amêndoas e macadâmias.


A mesinha de canto ficou ao lado do sofá para que quem sentasse ali não precisasse levantar a todo instante. Adorei o charme da florzinha única! Aqui tem: pistache, amendoins diversos, azeitonas recheadas, castanha do pará e cerejas frescas.


Fiz esse quadro com as bebidas que seriam servidas na festa. O fundo parece um quadro-negro, mas não dá para ver na foto (snif!). Coloquei outras opções mais fortes, caso alguém resolvesse se aventurar no whisky, vodka, etc.


Em uma bandeja ao lado das bebidas, disponibilizei as taças e copos. Encontrei esses guarda-chuvas para drinks na loja de festas e fiquei apaixonada, tinha que ter na minha festinha!


Suco de pêssego e de uva, com canudinhos rosas atrás. Essas suqueiras já me acompanham há alguns anos. Acompanham, não, acompanhavam... Meu marido foi lavar a louça e deixou cair uma delas. Um minuto de silêncio.
:(


Eu e meu amor! Tentei encontrar um vestido parecido com o do bolo, reparem nas outras fotos :)


Esse foi um dos petiscos mais pedidos, quase não deu para quem quis: batata bolinha aos 4 queijos. É muito fácil de fazer, depois eu dou a receita :)


Aproveitei a minha festinha com os melhores amigos que alguém pode ter.


Ele me ajudou tanto! Aqui servimos mini-salsicha ao molho barbecue. Achei que ficou fofa essa apresentação no copinho.


Fiz outro quadro parecido com o das bebidas, mas informando os queijos que utilizei no meu "bolo". Na decoração, optei por damascos, uvas sem caroço, uvas passas, cerejas frescas e uma pimenta dedo-de-moça para arrematar. Os convidados ficaram muito curiosos, mas praticamente ninguém teve coragem de cortar o bolo...


Fiquei orgulhosa do resultado final, achei que ficou interessante e trouxe um colorido lindo para a mesa de salgados. Essa ideia eu tirei de um dos melhores blogs para quem gosta de receber em casa, mesmo não tendo muito espaço. Esse aqui:
A ideia do bolo doce também tirei de lá :)


Todo mundo! :)


Essa foto mostra bem como posicionei os doces e as bebidas (cada um no seu quadrado).


Montei esse arranjo de flores mesclando o buquê que ganhei e outras rosas que comprei. Posicionei na mesa de doces, junto com outro arranjo parecido. 


Os doces nos copinhos combinam com qualquer festinha. O da direita é montado com farofa de biscoito Oreo, doce de leite, mais farofa e bolinhas douradas para decorar. O da esquerda tem brigadeiro mole e um creme feito com geleia de pimenta. Eu enrolei as florzinhas em cada colher para ficar bem abusado, rs.


Os cupcakes eram lindos e deliciosos. Os vasos brancos com mini-rosas deixaram a mesa ainda mais delicada e charmosa.


No cantinho próximo ao pé de bambu, montei uma mesinha baixa com as lembrancinhas.


Além de pães de mel, embalei essas caixinhas com balinhas e confetes para que os meus convidados pudessem levar para casa.


O bolo era de chocolate com recheio de ganache misturada a mais chocolate em pedacinhos, uma delícia! Encomendei com a mesma moça dos cupcakes e dos doces modelados. 
PS: Aqui a mesa já está bagunçadinha. No final da festa, todos os petiscos salgados estavam misturados aos doces, pois foi nesse cantinho que todo mundo se aglomerou, rs.


As plaquinhas que imitam lousa deram um charme na festa, pois identificavam as principais guloseimas. Comprei no Aliexpress. Os toppers de vestidinhos eu fiz com papel de gramatura 180g :)


Os brigadeiros gourmet fizeram muito sucesso, modéstia à parte. 


Detalhes das florzinhas nas forminhas :)


Docinhos de leite ninho.


Comprei algumas caixinhas do bombom Raffaelo, desembalei e coloquei nas forminhas. Recortei a caixa e colei na plaquinha de identificação.


Ficou lindo e delicioso!!!


Docinhos modelados que imitam o meu rosto bochechudo, haha!


Como não amar?


Mesa de doces I :)


DOMINGO (com a família)

Programei todas as minhas comemorações nos mínimos detalhes. Como os meus pais têm hábitos mais diurnos, achei que seria melhor um encontro vespertino, assim poderia se estender até o início da noite. O brunch foi regado a bastante espumante (amo, ainda mais na companhia das minhas irmãs) e comidinhas.
Vocês vão pensar que parece a mesma mesa do sábado e também o mesmo cardápio. Na verdade, é bem semelhante e foi de propósito. Seria impossível mudar toda a decoração da festa em tão pouco tempo, né? 
Encomendei os doces modelados, cupcakes e bolos dobrados, mas intercalando os sabores, ou seja, se no sábado o bolo era de chocolate e os cupcakes eram de nozes e de prestígio, no domingo o bolo era de nozes e os cupcakes de chocolate e prestígio. Foi bom que pude buscar cada um no seu dia, já que não caberia tanta coisa aqui em casa de uma vez. Os docinhos eram do mesmo sabor, alguns petiscos também, mas servidos de forma diferente... enfim, o que importa é que os meus convidados se sentiram queridos e especiais. 
Mais fotos! :)

Mesa de doces II :)


Meu segundo bolo de aniversário! Esse era de estrogonofe de nozes, achei ainda mais gostoso que o de chocolate. Coloquei alguns docinhos em volta dele, pois ficaram parecidos.


Detalhes...


Cupcakes fofos com bandeirinhas personalizadas.


Para que não ficasse igual ao petisco de sábado, mudei a louça e deixei as mini-salsichas desidratarem na fritadeira elétrica (ficaram bem enrugadinhas e com o sabor meio defumado, gostei). Servi quentinhas com o molho barbecue por baixo.


Também mudei a apresentação da salada caprese, coloquei os palitinhos já montados sobre o molho pesto nessas colheres para finger foods.


Essa quiche de alho poró é a mesma receita que servi no sábado, mas achei melhor fazer em forminhas menores para ficar com a apresentação diferente. Decorei com folhinhas de manjericão e pimenta rosa. Essa receita eu tenho que passar pra vocês depois, fica muito saborosa!


Notem que o bolo de queijos ainda está ali, só que meio torto. A ideia inicial era fazer uma tábua de queijos no domingo, daquelas tradicionais mesmo, aproveitando o que sobrasse da noite anterior. Acontece que no sábado o pessoal só mexeu em um dos queijos e bem pouco, então resolvi manter como estava. Minha família adorou a brincadeira, mas também não consumiu o "bolo". Conclusão: foi o meu primeiro e último bolo de queijos! Além de não sair nada barato, as pessoas ficam tímidas e acabam desperdiçando no final...


Essa foto é um flagra do marido reabastecendo o prato de Pringles (sabor barbecue). As crianças atacaram!


Adoro espetinhos de tudo que é jeito! Esse ficou com o sabor delicioso, foi a primeira vez que provei. A florzinha solitária também mudou de lugar.


Para deixar o melão nesse formato, usei aquele boleador de alimentos (é um acessório de cozinha que vem junto com o ralador de legumes). O molho é o rosê para saladas, mas poderia ser o de parmesão (não tinha em casa, mas acho que ia harmonizar melhor).


Uvas e cerejas frescas, damascos recheados e sem recheio.


Vinho do Porto para abrir o apetite :)


Bebidas.


Eu e minhas irmãs (sim, elas são gêmeas, rs).


Com o meu companheirinho ^^


Irmã, cunhado e os sobrinhos mais fofos do mundo.


Família: o nosso bem mais precioso!


Esperando os salgados esquentarem apreciando uma boa bebidinha :)


Meu amores!


Cansada, mas muito feliz!


Lembrancinhas: pães de mel (os melhores!), balinhas, confetes e balas recheadas que eu amo!


OBS: Alguns itens personalizados da festinha, como as bandeirinhas dos cupcakes, os adesivos das lembrancinhas e a identificação das suqueiras, eu retirei daqui. Também usei o material desse site nessa festinha aqui, e vou usar em todas que aparecerem, hahaha! :)
Depois de salvar as imagens, basta usar um programa de edição para personalizar o que quiser!

E como a sexta, véspera das festanças, também teve comemoração, merece um espacinho aqui também! :)

SEXTA (com o meu bem)

Era o dia certo do meu aniversário. Mesmo com as comemorações agendadas para outros 2 dias, não poderia passar totalmente em branco, né? Já acordei recebendo flores do maridinho e com a cabeça a mil, pensando que elas serviriam para alegrar não somente o meu dia, mas principalmente a mesa de doces (#tinhaeconômica). Tomamos café fora de casa, depois precisei passar a manhã no hospital com minha irmã e acabei almoçando o que sobrou na casa da minha tia... Snif!

Muito amor!


À noite, fomos a um rodízio japonês para compensar o almoço.


Minha irmã, meu ex-cunhado (ops!) e meu sobrinho foram me prestigiar.

Espero que tenham gostado do meu aniversário e que nunca mais passem o de vocês em branco.  A vida é muito curta, gente... Cerquem-se de amigos! :)
Beijos!