sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Receita: Escondidinho de camarão

Fim de semana chegando com uma receita bem especial. Como prometi aqui, hoje vou ensinar a receita que fez sucesso no nosso Reveillon de 2013 e sempre aparece aqui em casa.
Quando você precisar de uma receita prática e muitíssimo saborosa, pode preparar esse escondidinho, pois não há quem não goste. O rendimento é esse da foto (2 travessas médias), então se a sua família é pequena, você pode fazer meia receita ou preparar a receita inteira e congelar uma travessa para outro dia! Olha que beleza, você terá um almoço prontinho, só esperando esquentar! :)

ESCONDIDINHO DE CAMARÃO


Para essa delícia, você vai precisar de:

- 1,5 kg de camarão rosa médio (limpo)
- 1 tablete de caldo de legumes (diluído em 1 xícara de água morna)
- 1 cebola grande
- 3 pimentas de cheiro grandes
- Alho triturado a gosto
- Cheiro verde a gosto
- 3 colheres (sopa) cheias de extrato de tomate
- Azeite a gosto
- Sal a gosto
- 1 kg de mandioca cozida com um pouquinho de sal
- 1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga
- 1/2 pote de creme de leite fresco (se não tiver, pode usar 1 caixinha)
- Quanto baste de leite
- Cebola, alho e salsa desidratados (compro essa misturinha pronta)
- Muçarela ralada
- Provolone ralado

Modo de fazer:

1) Primeiro você vai preparar os camarões. Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite.
2) Quando estiverem douradinhos, acrescente o camarão, o caldo de legumes, a pimenta de cheiro e o extrato de tomate. Não deixe muito tempo no fogo para o camarão não ficar borrachudo (lembre-se que ele ainda vai ao forno, então é rápido mesmo). Verifique o sal.
3) Acrescente o cheiro verde picadinho e reserve.
4) No liquidificador, você vai bater a mandioca cozida com o creme de leite e um pouquinho de leite. A consistência deve ficar como um purê firme, mas ainda cremoso.
5) Em uma panela antiaderente, esquente a manteiga e adicione o purê de mandioca. Acerte o sal e mexa bem até borbulhar.
6) Montagem: camarões embaixo, purê de mandioca, queijos muçarela e provolone por cima. Salpique a cebola, alho e salsa desidratados.
7) Leve ao forno até o queijo ficar dourado. Na foto que ilustra o post, o escondidinho ainda não tinha ido ao forno, e também coloquei alguns camarões (prontos) em cima para enfeitar.

O sabor desse escondidinho é tão marcante que não pede outro acompanhamento, a não ser um arroz branco feitinho na hora. 
Praticamente tudo que é feito com camarão é uma delícia, eu sei, mas esse prato é um dos meus favoritos! Experimenta e me conta a sua experiência, tenho certeza que você vai gostar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário